AJC 08.16.16 Grace for the unlovable 001Recentemente me deparei com uma ilustração sobre paciência e resignação que me deixou boquiaberta. De acordo com uma estória hebraica, aparentemente tradicional, Abraão estava sentado no lado de fora da sua tenda certa noite, quando um velho viajante cansado se aproximou. O velho parecia exausto e faminto por causa da sua longa jornada.

Abraão apressou-se em ajudar o estrangeiro, convidando-o para entrar na tenda. Lá, ele lavou os pés do homem, deu-lhe comida e bebida. Sem hesitação, o velho viajante começou a comer antes de fazer uma oração de agradecimento. Abraão, surpreso, perguntou ao seu convidado: “Você não vai adorar a Deus?”

O velho respondeu: “Eu só adoro ao fogo e não reverencio a nenhum outro deus.”

Chocado com a resposta, Abraão levantou-se rapidamente, pegou o velho pelos ombros e jogou-o para fora da sua tenda, na noite fria.

Depois que o viajante partiu, Deus chamou Abraão e lhe perguntou onde estava o estrangeiro. Abraão respondeu firmemente: “Eu o forcei a sair porque ele não Te adorou.” Deus respondeu, “Embora ele me desonre e não me respeite, eu o tenho amado nesses últimos 80 anos. Será que você poderia suportá-lo apenas por uma noite?

Esta alegoria me fez pensar como é fácil amar as pessoas com quem temos muito em comum, e como costuma ser difícil estendermos graça para os ‘contrários.’

Uma rápida busca mental aos nomes dos meus amigos mais chegados e descubro um traço comum: todos nós acreditamos nas mesmas coisas. Essa é uma tendência natural: Nós temos um desejo intrínseco de conviver com pessoas afins. Não há nada de errado nisso.

A estória, porém, mostra um Abraão que se comporta extremamente hostil para com outro ser humano, ilustrando um problema mais profundo, que vai além das nossas preferências morais e religiosas ou o nosso estilo de vida. Eu acredito que esta estória nos remeta à propensão de sermos simplesmente impacientes com pessoas que se comportam ou pensam diferente de nós. Pior ainda, fala do perigo de nos considerarmos melhores do que os outros, escolhendo quem merece nossa graça (ou a graça de Deus) e quem não a merece.

Eu não consigo evitar pensar de que às vezes julgamos alguém só porque eles agem diferente do que achamos que deveriam, e às vezes perdemos a paciência com uma pessoa amada só porque ela comete os mesmos erros repetidamente.

Na verdade, quantos relacionamentos chegam ao fim porque nós escolhemos não dar a alguém uma outra chance, descartando a individualidade de uma pessoa só porque ela não se parece com aquilo que nós vemos no espelho?
Não há nada de errado em não concordarmos com as escolhas de uma pessoa. Na estória, Deus não concordou com o velho homem, mas desejava que ele mudasse e O reconhecesse como seu Deus. Porém, as escolhas daquele homem não mudaram o amor de Deus para com ele. Ao contrário — o amor de Deus foi resignado e paciente.

Pode ser que o seu filho esteja se rebelando contra tudo que você sempre lhe ensinou, tornando-se lentamente o oposto daquilo que você esperava e orava. Pode ser que a teimosia do seu cônjuge irrite os seus nervos, e talvez seja verdade que as muitas coisas que lhe atraíram a ele/ela no começo do relacionamento, sejam agora pontos de discórdia. Pode ser que seu chefe seja uma pílula difícil de engolir e, embora realmente precise do emprego, você esteja a ponto de apresentar uma carta de demissão.

Sim, na verdade, talvez hoje você esteja pronto para jogar alguém para fora da sua tenda.

Se esse é o seu caso hoje, será que Deus pode estar testando a pureza do seu amor e a força do seu caráter? Afinal, amar e estender a graça para aqueles que se encaixam no nosso molde preconcebido é muito fácil. Mas perdoar e amar o ‘contrário?’ Essa sim é amor verdadeiro.

Senhor, ajude-me a me liberar de todos os modelos preconceituosos e aprender a amar como Tu amas!

Patrícia Holbrook é uma escritora e blogueira cristã, e palestrante internacional. Seu livro “Twelve Inches” (Doze Polegadas) está à venda na Barnes & Nobles, Amazon e outros varejistas em todo o mundo. Visite seu website www.soaringwithHim.com e o seu e-mail pholbrook@soaringwithHim.com

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!